28 de janeiro de 2010
adendo: nordeste e música

as fotos do último post tão perfeitinhas e todo mundo devia ver, mas esqueci de uma coisa que queria muito mostrar. a viagem pro Nordeste me ensinou a ver certas coisas de outro jeito, o que é o que uma boa viagem sempre faz comigo,

e uma delas foi isso:

quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João
eu perguntei, a Deus do céu, ai
por que tamanha judiação

mas foi bom eu ter esquecido, porque deu tempo de eu ir pra minha aula de música e voltar, e o meu professorzinho sabia algumas coisas a mais sobre essa música que eu posso contar pra vocês! essa música se chama Asa Branca, e todo nordestino (ou brasileiro) que se preze a conhece e gosta dela. é do Luiz Gonzaga, aquele embaixador sonoro do Sertão. é muito linda! fala da seca, de um jeito que eu bem imagino como o sertanejo deve pensar. "asa branca" é um pássaro da caatinga.

bom, aqui vai o que o meu teacher sabia a mais: o estilo dessa música é o baião (é o que o Gonzaga canta), o que significa que é de um compasso 2/4. ops isso tá meio confuso se você não sabe a notação musical. 2/4, simplificando, significa que se alternam uma sílaba forte e uma fraca, e é o compasso do samba, do reggae. interessante né? mais legal: o pop, o jazz, o rock, o blues, esses todos são 4/4. então se você quiser misturar um samba com rock e criar o samba-rock ou um samba com reagge pra dar o samba-reggae, TRANQUILO, a matemática está suavemente a seu favor ... (4/4 cabe em 2/4, viu). agora ... outras músicas, como nossas cantigas infantis, o-cravo-brigou-com-a-rosa, atirei-o-pau-no-gato, são de compasso 3/4. significa que a sílaba tônica se encontra a cada 3 sílabas. canta parabéns-pra-você aí e vê se não é verdade:

pá ra béns pra vo

agora a parte daora: hauah vocês já viram aqueles músicos de festinha tentarem encaixar um PARABÉNS PRA VOCÊ em estilo pop-rock pra tentar arrasar e quebrar a cara? não dá certo, porque ele tenta encaixar uma música de compasso 3/4 num estilo 4/4. sério, fracasso ilustrativo. não é irado saber essas coisas?

comecei aulas de música esse mês, retomando aulas que parei há muito tempo atrás, para preencher minhas férias. tô adorando demais, adoro aprender, e mais legal ainda é relembrar! meu professor ri de mim porque eu tenho umas técnicas imbecis pra lembrar a teoria, mas não é minha culpa, são as técnicas infantis que me ensinaram quando eu tinha aulas de música, quando era criança ... não vou entrar em detalhes, só vou falar que as palavras jacaré, fósforos, chapéuzinho e zé-carioca estão envolvidas. HAUHA.

voltando pra Asa Branca, é por isso que tô gostando de aprender teoria, porque tem a ver com coisas que pertencem ao meu coração. essa música entrou nele através de uma performance de um grupo de crianças sanfonistas que eu vi lá fora de Fortaleza ... foi tão bonito gente, essa música fala a alma do povo nordestino. olha só, tem também a continuação, A Volta da Asa Branca. é sobre o período de chuvas, quando o Sertão fica todo verde e contente (sim, ele também fica assim, viu?) não é legal saber essas coisas? adoro compartilhar esse tipo de coisa com vocês. espero que vocês tenham gostado de saber!

      6:13 PM           


       ♥ mep mep! welcome to diversity sheep, a place for diversity & creativity at its best! 
            
                                                                                      be sure to comment ..  i don't bite i swear!


WHO AM I
: ANNA PARK

view my complete profile (anna park) I am Anna. I am a 19-year-old girl who is interested in all sorts of things. Literature, politics, fashion, tech stuff, sports, religion, culture. 

So this blog is a place to share what I already know and to help me learn more as well. I also probably tend to over talk about myself a little bit. If that's the case, take my drink away and call me a cab. Be sure to leave your number as well. I'll call you first thing in the morning!  



contact me

     lives in: são paulo, brazil

     gmail: hollymoon@

     twitter: @annaapark

     formspring



followers




favourites

     aqui tem joapa
     the cherry blossom girl
     clothed much
     cloud follower
     cornflake blog
     cookies, papel e tinta
     d189
     denis lee
     fazeduras
     ghosts of electricity
     jennifhsieh
     kiss my fashion
     lack of creativity
     xvivix
    
    


     links

     bazar pop
     chictopia
     dallas clayton
     kibeloco
     julia petit
     trabalho sujo
     tempo agora (previsão)
     the hourly comic *
    
    
    

archive  

dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
março 2010
janeiro 2011
outubro 2020